Rauchbier: Traduzido ao pé da letra do alemão: bier: cerveja e rauch: fumaça.
História: Cerveja do tipo Rauchbier é na verdade uma cerveja que teve o seu malte defumado. Encontra-se facilmente em Bamberg - Alemanha, onde este tipo de cerveja é tradição. Existem algumas lendas sobre sua origem, uma delas é que nesta mesma cidade, um senhor perdeu sua casa em um incêndio, conseguindo resgatar poucos itens. Um deles seria o malte, o qual foi utilizado na fabricação de cerveja. Na tentativa de conseguir se reerguer este senhor vendeu as cervejas as quais lhe renderam bons trocados.
Bamberg possui apenas 70.000 mil habitantes e 10 cervejarias, além de fazer parte de Francônia, região que possui mais de 300 cervejarias e a maior quantidade de cervejaria por número de habitantes do mundo.
A cerveja tem características bem diferentes das quais estamos acostumados a tomar. Geralmente tem o líquido um pouco mais espesso, cor marrom para vermelho.
Combina com porções de calabresa, bacon e pratos mais sofisticados como o salmão. Lógico que, para os fumantes é uma cerveja ideal para acompanhar um charuto.
Deixando a história de lado, provamos duas Rauchbiers para avaliar o custo/benefício de duas cervejarias: Bamberg e Eisenbahn. Clique em mais informações ou no título deste Post para conferir na íntegra a matéria.
Duelo #1Bamberg: Bamberg Rauchbier. Votorantim - SP, Brasil (2005).Site Oficial: http://www.cervejariabamberg.com.br/cerveja.php
Rótulo: A bamberg é uma cervejaria independente que produz cervejas de forma artesanal e segue a Lei de Pureza da Alemanha. Para isso utiliza maltes Agrária e Weyermann, lúpulo de Hallertauer, fermento bávaro e um longo processo de maturação, para que a cerveja tenha seus aromas e sabores aprimorados. Todos os dias a equipe Bamberg tem o compromisso de superar o dia anterior para que este produto chegue ao seu copo e o surpreenda. Por isso deguste esta cerveja com o mesmo cuidado com que foi fabricada.
A bamberg rauchbier é uma cerveja defumada, de baixa fermentação, tradicional da cidade de Bamberg, Alemanha. Sua receita e ingredientes tem origem nesta cidade, mantendo assim, todo seu aroma e sabor. Harmoniza com pratos da culinária brasileira tais como: feijoada, churrasco e carne seca.
Opinião: Eleita a segunda melhor cerveja rauchbier do mundo, está no top 50 cervejas disponíveis no Brasil, além de outros prêmios como International Beer Awards 2010, tem espuma média (alta se considerar cerveja preta), cor opaca, marrom.
Corpo médio, um pouco seca e não é doce e sim amarga! É amarga por conta do processo de defumação, sobre isso lembro sempre das linguiças artesanais que combinariam também com essa cerveja, aliás, todas as indicações de acompanhamento devem ser seguidas pois realmente deve valer a pena, pois ela é essa cerveja toda que diz ser.
Leves toques de caramelo e toffe para não tirar a total característica da cerveja. Mas alguns momentos, parece ser um café gelado caramelizado, espumado e fantástico. Excelente drinkability.
Nota Brejas & Cia: 7,3.
Eisenbahn Rauchbier - Blumenau, Brasil (2004).
Site Oficial: http://www.eisenbahn.com.br/web/site/index.phpRótulo: A rauchbier é uma lager originária de bamberg na Alemanha.
Produzida com malde de cevada defumado, que confere aroma e sabor também defumados.
É uma cerveja de coloração vermelha escura, de amargor médio e ideal para acompanhar pratos como carnes assadas, peixes defumados e carnes defumadas.
Opinião: cerveja de cor vermelha quase um laranja, brilhante. Tem espuma baixa de pouca persistência, some fácil após colocada no copo, ao contrário do creme que perdura. Mesmo assim, quem procura uma cerveja tradicional com bastante gosto defumado deve escolher outra. Justifica-se pelo fato de apresentar malte defumado característico só que com um corpo muito elevado que acaba transcendendo na cerveja.
Quando a espuma some, o aroma que é fraco, tem característica bem ácida, sensação
também presenciada no fim de cada gole.
Nota Brejas & Cia: 5,0
Veredicto Final
Ambas são cervejas especiais para quem está iniciando e gostaria de experimentar alguma novidade em cerveja. A cor da Eisenbahn chama a atenção no copo, mas a cor marrom quase um vinho da Bamberg também é excelente.
Já no aroma, nenhum destaque para ambas, muito suave. No líquido, o gosto do álcool da Eisenbahn é reluzente e perde para a quantidade do sabor defumado encontrado na Bamberg. O preço é muito semelhante, sendo assim, a Bamberg Rauchbier é a vencedora da edição número #1 do duelo Brejas & Cia.
Qual duelo você gostaria de ver aqui no Brejas & Cia? Participe!
0 comentários:
Postar um comentário