Way Beer Irish Red Ale. Pinhais-PR, Brasil (2010).
Affligem Blond. Bélgica (1074)
Site oficial: http://www.affligembeer.be/.
Rótulo: Affligem abbey ale is being brewed in Belgium according to an old method since 1074. A smooth-bodied, golden abbey beer with a light hoppy character and surprisingly clean finish. Secondary fermentation in the bottle. Contains barley malte.
Opinião: Aroma predominante de cravo o que não me agradou muito. Tem espuma alta, dourada quase um laranja turvo, corpo elevado e não é espessa. No sabor, uma confusão. Foi a primeira cerveja que provei que tem cravo e sabor frutado ao mesmo tempo, parece limão e talvez cidreira pelo leve amortecimento na língua no retrogosto depois de algum tempo ainda dá a sensação suave. Brinca bastante com o paladar.
Embora o Brejas & Cia não goste do uso do cravo nas cervejas, apesar de que a Affligem Blond evidencia a especiaria, mesmo assim ainda acertou o nível sem exagerar.
Se você pensa como nós, tome uma para experimentar e parta para a próxima. A segunda se torna bem enjoativa, apesar do retrogosto ser apenas frutado. Drinkability médio, por ser um pouco ardida no final. O preço não é amigável pelo que oferece.
Eisenbahn Strong Golden Ale - Blumenau, Brasil (2004).
Site oficial: http://www.eisenbahn.com.br/web/site/index.php
Rótulo: Dourada e de alto teor alcoólico esta poderosa cerveja apresenta aromas que remetem a cereais e frutas. Fomos buscar na Bélgica o fermento utilizado nessa receita centenária de alta fermentação.
Combina com massas com molho pesto ou de mexilhões, frutos do mar, comida indiana, comida tailandesa e ostras.
Opinião: Excelente opção para o inverno, é uma cerveja que prova que mesmo com nível do álcool alto, pode mascarar o gosto.
Cerveja com alta espuma, encorpada, creme persistente, aquecedor e a cor dourada quase opaca, denuncia uma cerveja mais densa. - apesar desse ponto, é excelente ao tomar, um bom drinkability.
O aroma é de bom gosto, parece frutado com um pouco de mel e apresenta já o alto teor de álcool.
Existe um equilíbrio entre os ingredientes e contém outras especiarias como um pouco de cravo na única exemplar provada.
Carlsberg. Copenhagen, Dinamarca (1847).
Site oficial: http://carlsberg.com
Rótulo: nada consta.
Opinião: A cerveja patrocinadora da UEFA EURO 2012. Aroma muito abaixo do esperado, é marcante igual a heineken. Em uma noitada onde visa azaração, fuja dessa garrafa. Vai parecer que "tomou todas" quando for se apresentar.
Heineken e Carlsberg se assemelham na verdade, a diferença é que a Carlsberg tem pontos mais ácidos que a heineken, amargor perdura por bastante tempo após o término da garrafa.
Cerveja vendida com 250ml no preço de 330ml, não sei se é tática do mercado ou da distribuidora. Já percebeu que não gostei desses itens não é mesmo?
Bem, entre outras características, é espumosa, dourada translúcida, corpo suave que em alguns momentos parece ser aguada o que não combina com o amargo apresentado. Para continuar minha frustração, o site não funcionou no Google Chrome.
Resumindo: uma prova que até os gringos tem cervejas para lamentar e não, essa não é uma cerveja especial.
Colorado Cauim Pilsen. Ribeirão Preto, São Paulo (1995). Site oficial: www.cervejariacolorado.com.br
Opinião: Cor laranja turva, aroma muito agradável, espuma baixa de pouca duração. Uma cerveja de trigo mas o mel se sobressai sobre qualquer outra característica.
É uma opção para quem está começando a experimentar cervejas especiais e que gosta de mel, caso não goste, presenciará um tom extremamente enjoativo no segundo copo de seus 600ml.
Corpo médio, e o final um pouco cítrico indicando talvez casca de laranja. Líquido um pouco mais denso, normal para uma cerveja de trigo, mas apresenta um bom drinkability principalmente se ainda tiver espuma no copo, do tipo doce. Quem sabe com a tal da fatia de limão ou laranja no copo, melhore.
Nota brejas & cia: 3,8.
____________________
Colorado Cauim Pilsen. Ribeirão Preto, São Paulo (1995).
____________________