Ads

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Artigos - Método Champenoise

O método Champenoise foi desenvolvido na França, na região de Champagne, onde nasceu este vinho tão especial por suas bolhas e seu charme. Foi o único método de elaboração disponível até o surgimento de práticas industriais.


Até hoje o método Champenoise é utilizado nas famosas casas francesas da região de Champagne, por ser o método que garante uma qualidade superior aos vinhos assim produzidos. Devido à sua característica artesanal, este método encarece os espumantes assim elaborados, se comparado o custo mais baixo possível com o outro método [1].

Afinal, falamos de champagne, vinho ou cerveja? Até aqui relatamos um pouco da origem do champagne, que é um vinho branco espumante, mas esse post é sobre o crescimento de cervejas envasadas no método champenoise.

  
Cerveja ou Champagne?

Para resolver os problemas: cerveja, com bolhas. Lógico, isso é apenas uma das características. Um primeiro exemplo clássico de cerveja feita dentro desse método leva um nome expressivo e é uma obrigatoriedade a degustação para um sommelier diferenciado. Trata-se da cerveja Deus Brut des Flandres [2].

É lógico que seu preço condiz com seu charme e sua importação. Não tem exemplares em garrafas menores, então não é possível experimentar essa bela cerveja sem desembolsar a bagatela de, no mínimo, R$100,00.

  
Brasil

Mas nem tudo é perdido. No Brasil a cervejaria Wäls e recentemente a Eisenbahn produzem algumas unidades no mesmo método (fica a dica para o ano novo), onde a partir de R$29,90 é possível degustar unidades de 340ml [3,4].


É lógico que nessa onda, algumas cervejas imitam a garrafa de champagne, vem até sem rolha e vender com preço alto e dentro da ategoria. Nada que o google ou o nosso site não possa ajudar o amigo leitor a se prevenir antes de fazer a compra.

No Brejas & Cia já colocamos descrevemos a avaliação da Wäls 42, uma alternativa boa para a virada de ano. Clique aqui para saber mais.


Características

Cervejas dessa categoria têm o sabor pouco adocicado, refrescantes e preços para comemorações. As garrafas normalmente chamam a atenção justamente pelo formato diferenciado e melhor acabamento.


Saiba mais

[1] Academia do vinho - http://www.academiadovinho.com.br/elabora/ela_espu.htm
[2] Deus Brut des Flandres - http://www.bestbelgianspecialbeers.be/main_eng.html
[3] Eisenbahn Lust - http://www.eisenbahnlust.com.br
[4] Wäls - http://www.wals.com.br/ 
 

0 comentários:

Postar um comentário