This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

Ads

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vídeos - Bar Touch Screen

Mesa touch screen no bar, que tal tomar uma cerveja com uma distração dessas?  








Novo: Clique aqui para acessar nosso canal no youtube e assine para receber as novidades!

Artigos - Cerveja Premium, Gold ou Extra?


*Artigo direcionado em respeito ao leitor que busca uma cerveja diferenciada, com qualidade e um algo a mais.

Nos últimos anos as cervejarias e importadoras de cervejas que preferem vender em quantidade, lançaram no mercado uma imensa quantidade de cervejas do tipo premium, gold ou extra. Mas será mesmo? Saiba agora a diferença entre cerveja premium, extra, gold e as convencionais.


Estatística: O brasileiro toma cerca de 10 bilhões de litros de cerveja por ano. Meio milhão de litros são representados por cervejas do tipo Premium. 

Mas esse meio milhão é uma crescente de 20% contra 4% da cerveja comum. A briga pela cerveja premium foi impulsionada pela chegada de novas cervejas como a  holandesa Heineken. 

Do outro lado, o departamento de marketing da Ambev trouxe a Budweiser no primeiro semestre de 2011. A Bohemia corre por fora, com a reativação da fábrica mais antiga do Brasil.  O diretor das marcas Premium da AmBev, Pedro Earp, acredita que o segmento pode obter uma participação total de 15% a 20% das Tops no mercado nacional de cervejas [1].

Veja, para ser uma cerveja realmente do tipo premium, o lúpulo e o malte deveriam ser realçados em maior quantidade do que uma Lager convencional, ou seja, uma Brahma, Skol aqui no Brasil. Uma lista rápida de memória de cervejas consideradas premium e que não deveriam: Brahma Extra, Kaiser Gold, Bavaria Premium, Itaipava Premium e Kromus Premium. Cervejas que com o nome iludem o consumidor e vendem a um preço superior.


O caso da cerveja Stella:

Em entrevista com um representante da Ambev, a mesma relatou que a Stella é a marca "super premium" do Brasil e que querem expandir mais para que ela seja um ícone de sofisticação para muitas pessoas no Brasil. Afirma que agora é a única marca super premium do mercado, que existem cerveja para todas as ocasiões, para todos os gostos. Mas Stella é a marca que melhor representa a sofisticação [2].

- Quando eu falo que eu não prefiro tomar Stella, um pouco é sobre este fato. Ela realmente é uma boa cerveja se comparada as convencionais, mas de premium, não tem nada. Sinto que empurram esse produto para nós, assim como fizeram com as convencionais que não são premium. A afirmação que a Ambev se preocupa: "representa a sofisticação" é a do cliente mostrando para outras pessoas que está tomando uma cerveja "diferente" e não da qualidade que ela poderia oferecer - marketing novamente.

A Ambev reconhece que busca cervejas com mais qualidade fora, para vender com preço superior as nacionais. Ou seja, capitaliza vendendo nacionais em massa e importa qualidade para vender menos mas com preço alto, ganhando sempre [3].


Premium de verdade

    

Três exemplos de duas cervejas que se enquadram na descrição de premium. Colorado Indica e Way Beer são marcas nacionais, fique atento!
  1. Urquell: Gosta de lúpulo? Como uma premium deveria ser, ela apresenta o lúpulo extra. 
  2. Colorado Indica: Malte, lúpulo e rapadura em generosas quantidades.
  3. Way American Pale Ale: Uma série de itens especiais, já avaliamos, clique aqui para ler a matéria completa na edição de setembro.



Saiba mais
[1] Informações segundo estudos da MITI.
[2] Matéria na Gazeta do Povo
[3] Ambev e Importações

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vídeos - Cerveja na Casa Branca

Com a movimentação das eleições nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama resolveu receber seus convidados na Casa Branca com cervejas presidenciais. O assunto já deu o que falar e já existe um apelo da liberação da receita para comércio, mas pelo jeito vamos ficar só na tentação.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eventos - Setembro



Evento: I Encontro de Cervejas Artesanais e Culinária Alemã.
Local: Sociedade Orpheu - São Leopoldo/RS.

O São Leopoldos Biertag - I Encontro de Cervejarias Artesanais e Culinária Alemã tem como objetivo
primeiro difundir e fortalecer o título de "Berço da Imigração Alemã" da cidade de São Leopoldo. Nesse intento, busca-se entender o consumo de cerveja como importante integrante da gastronomia e cultura alemãs, bem como desenvolver o conceito da "degustação e apreciação" da cerveja e conhecer empresas do Estado do Rio Grande do Sul que se dedicam à produção de cervejas artesanais.



Confirmadas as seguintes expositoras: Einsenbrück, Prost Bier, Saint Bier, Hunsrück, Urwald, Abadessa, Coruja, Farol, Rasen, Ralf Beer e Barley.  

O São Leopoldos Biertag (Dia da Cerveja de São Leopoldo) se realizará no dia 29 de setembro de 2012, das 10h às 22h, na Sociedade Orpheu. O evento proporcionará aos participantes atrativos como:
  •  Visitação à feira de cervejarias artesanais, em que poderão conhecer os produtos das empresas expositoras através de exposições orais, materiais de divulgação e degustação;
  •  Um copo exclusivo do evento para as degustações; 
  • Participação em um dos minicursos ou degustações oferecidos durante o evento, como "Cerveja não é tudo igual:
  • aprenda na prática"; "Aprenda a preparar a sua cerveja caseira"; "Pratos alemães, cervejas e harmonizações";
  • "A cultura alemã e a história da cerveja"; "Aprenda a preparar a tradicional Spritzbier", através de agendamentos posterior à compra do ingresso;
  • Degustação de quitutes exclusivos, especialmente preparados para serem consumidos em harmonização com as excelentes cervejas disponíveis no Encontro;
  • Apresentações culturais diversas.

Para mais informações e compra do ingresso visite o Site Oficial do evento.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Avaliações - Agosto

Paulander Hefe-Weibier Dunkel. Müchen, Alemanha (1634).
Site Oficial: http://www.paulaner.com/

Rótulo: Cerveja patrocinadora oficial do time de futebol Bayer de Munich e da Oktoberfest Fest. Compared to pale wheat beer, dark wheat beer has a greater dark malted wheat content, hence its enticing chestnut brown colour. The substantial 12.4% original gravity gives it irresistibly pleasant taste, while its fresh, strong aroma reveals a hint of roasted malt.

Opinião: Espuma alta, cor opaca em marrom - intensidade da cor na escala entre 13 e 17 SRM/Lovibond. Não muito espessa, corpo entre médio e elevado. No fim, apesar do malte tostando, apresenta adstringência. Contém na sua receita cravo que não passa despercebido e ao fim do primeiro gole, um gosto fraco de banana com mel o que até dá um mínimo de consistência - tome um pouco menos gelada e sentirá o gosto de cravo apenas, fica a dica do que não fazer, o último gole também apresentou um forte gosto do álcool.


Final metalizado e no fim de tudo tem um drinkability médio. O sensação do creme não persiste durante muito tempo em alta intensidade. Das cervejas que eu provei, no momento essa é a que chega mais perto da utilização do cravo, embora ainda eu não goste. Gosto a parte, é uma cerveja que me decepcionou um pouco, pois estava na minha lista das mais esperadas para provar e faltou aquela surpresa costumeira das novas cervejas que venho provando. Ou eu já estou com alguma bagagem ou realmente não surpreendeu.

Nota Brejas & Cia: 5,6.
____________________




 Voll-Damm Doble Malta. Espanha (1955).
Site Oficial: http://www.volldamm.es/

Rótulo: The genuine beer character. En 1953, tras la gran acogida comercial de sus cervezas Estrella Dorada, Bock-Damm y Xibeca, Damm decide lanzar una cerveza especial y diferente a todas las demás: una Märzenbier (Cerveza de Marzo). La cerveza fue bautizada con el nombre de Voll-Damm, ya que voll en alemán significa lleno o completo, haciendo referencia al cuerpo y sabor intenso de la cerveza con un extracto seco primitivo del 17% y un contenido alcohólico de 7.2% vol. 

En sus primeros años, Voll-Damm sólo se producía entre los meses de Octubre a Marzo, interrumpiendo su producción en los meses de verano como era habitual en las cervezas Märzenbier. Pero en la primavera de 1955, debido a la excelente acogida por parte de sus consumidores, la producción no se detuvo. Desde entonces, Voll-Damm se bebe todo el año. 

Opinião: Cerveja espumosa e a cor apresentada já anunciam o sabor que está por vir. É mais uma cerveja Damm das quais podem ver que já provei, por isso foi fácil escolher ela na prateleira. É do tipo amarga, forte, com creme de bom gosto que dura e persiste na boca. Bom drinkability para aqueles que gostam de uma cerveja mais para tostada. 

Nota Brejas & Cia: 5,7.
____________________



1906, Reserva Especial. Espanha (1906). 
Site Oficial: http://portal.estrellagalicia.es/ 

Rótulo: Culmina una tradición cervecera iniciada en el año 1906 con una cerveza ideal para los que prefieren un sabor y carácter más acentuado, su elaboración se realiza a partir de maltas tostadas y lúpulos aromáticos equilibrándose tras una guarda prolongada hasta alcanzar su especial color, aroma y sabor. 

Opinião: Cerveja cortesia oferecida pelo amigo Eduardo, tem espuma baixa, cor marrom turva. Corpo elevado, sente-se bastante o gosto de álcool no fim de cada gole. Gosto de torrado é bem presente junto com o amargo. É seca, com médio drinkability. Ela no começo é até boa, problema é o corpo elevado que muitos não vão apreciar, em certo ponto se torna enjoativa por essa característica forte

Nota Brejas & Cia: 3,9.
____________________





Norteña. Uruguay (1948). 
Site: http://www.waybeer.com.br/cerveja/american-pale-ale/ 

Rótulo: Orgullo de nuestra gente, esta noble cerveza es elaborada en base a las más selectas cebadas del litoral. 

Opinião: Bem, aqui está uma cerveja dos uruguaios, importada pela Ambev. Garrafa com generosos 960ml e até que tem um preço condizente com o que oferece. Mas não espere nenhuma novidade, acredito que em sabor esteja no nível da Budweiser e Stella Artois (que agora virou moda, não é mesmo? – por favor experimentem outras..), por exemplo. 

Com um dourado brilhante, espuma alta, a norteña é uma cerveja refrescante, com bom drinkability e nada densa. O creme não persiste, pouca duração. Diz ser frutada, mas muito fraco para ser presenciado a presença de frutas. 

É para juntar os amigos e fazer um churrasco com uma opção a mais de Bud e dos aficionados pela Stella, como já citei. Vale ressaltar que a importadora ou o mercado poderia ter mais cuidado com a garrafa, encontrei várias maltratadas, a mais inteira é a que está na foto. 

Nota Brejas & Cia: 3,4.
____________________





Amstel Pulse.  Holanda (1870).
Site Oficial: http://www.amstel.com/

Rótulo: nada consta.

Opinião: Garrafa com estilo diferente, transparente que chama atenção e ganhou até prêmios por isso. Fácil destaque na prateleira. Pelo nome e pouca escrita imaginava uma cerveja norte americana inclusive. Acredito que essa cerveja deve ser a skol dos holandeses. Só que é pouco mais refinada, espuma alta, líquido nem tão brilhante do tipo transparente. 

É refrescante e até tem um bom sabor, mas que poderia ser mais intenso, pois quando chega a parte boa da degustação, que na minha opinião é o gosto do creme, ele desaparece. É uma cerveja fraca, boa para matar a sede, só que para isso existem outras bebidas. 

Ah, aliás, os atributos da garrafa são tão bons que recomendo tomar na garrafa no lugar do copo até. Quem toma cerveja sabe que tem diferença, acho que de um 0,01% a mais de sabor nela. Tomaria outras tranquilamente, se não fosse o preço que não condiz com o que oferece. Mais curiosidades da garrafa, é a tampa. Vem com um mecanismo para puxar, que destampa a cerveja facilmente. 

Nota Brejas & Cia: 2,9.
____________________

Avaliações - Julho


Erdinger Weissbier. Alemanha (1886). 
Site Oficial: http://www.erdinger.de/en/erdinger-weissbier-company/brewery.html 

Rótulo: Today, beer connoisseurs in Germany and around the world regard our traditional specialty beers from Erding, Bavaria, as the ultimate in wheat beer enjoyment.

Opinião: Cor amarela turva, tem o corpo médio, espuma alta, parece que utilizar o copo para tomar a garrafa em um primeiro momento parece muito, que vai esquentar. Ah, aliás, cuidado ao preencher o copo que na primeira tentativa sempre espuma mais do que o esperado. 

Tem sabor inconfundível, textura firme, creme persistente e uma das melhores opções no mercado pensando no custo benefício. Sensação um pouco adstringente, diminuindo drinkability mas essa é a característica dela, não fosse isso, não seria erdinger. 

Nota Brejas & Cia: 8,6.
____________________



Erdinger Weissbier Dunkel. Alemanha (1886).
Site Oficial:  http://www.erdinger.de/en/erdinger-weissbier-company/brewery.html 

Rótulo: In addition to a strong emphasis on quality, Werner Brombach focuses above all on a targeted sales and promotion strategy with a clear brand identity, which highlights the values of the old Bavarian beer specialty and its superior quality standards. 

Opinião: Cerveja com alta estuma, cor escura opaca. Aroma agradável e corpo elevado. Não é doce, mas não consegui classificar esse item de maneira correta. O que garanto é que se você não está acostumado a tomar cerveja escura, vai resistir após tomar a erdinger clara, deixando um tempo ela no kit. Mas, no fundo, a curiosidade, vai fazer com que a experimente. Textura firme, espumosa, com um creme estranhamente delicioso. Uma dessas e já basta, pois pega no último gole - mais forte do que a clara. 

Nota Brejas & Cia: 8,7.
____________________




Estrella Damm. Espanha (1876).
Site Oficial: http://www.estrelladamm.com/

Rótulo: Nenhuma propaganda no rótulo, apenas fala sobre os ingredientes.

Opinião: Elaborada segundo a receita de A.K Damm, essa cerveja é um pouco mais ácida do que a que leva o seu nome. Também parece ser mais aguada (só parece), pois tem um bom drinkability e combina bem com alguns petiscos servidos a mesa. Espumosa e apresenta ao final um pouco do sabor do arroz, ou seja, um bom creme. Não acho que seja uma cerveja para pedir mais uma, mas das consideradas ardidas é a que mais me agrada. 

Nota Brejas & Cia: 4,3.
____________________





Estrella Damm Daura. Espanha (1876). 
Site Oficial: http://www.estrelladamm.com/

Rótulo: Só consta Cerveza especial sin gluten, informação importantíssima para alguns, não é mesmo?

Opinião: Cerveja com alta espuma, embora na foto não esteja representada da melhor forma. Cor dourado claro, brilhante. Corpo médio, não espessa, boa drinkability. Sabor que puxa o arroz, creme de média persistência. Refrescante. Uma opção boa para quem tem alergia ao glúten, se não tiver, opte pela estrella damm tradicional que o gosto é muito próximo e o preço nem tanto


Nota Brejas & Cia: 4,3.
____________________




A.K. Damm. Espanha (1876) 
Site Oficial: http://www.akdamm.com/ 

Rótulo: Quienes hayan estado alguna vez en Alsacia habrán podido encontrar cigüenas, incluso en invierno. Ya forman parte del entrono. Son el símbolo de la región. Alsacia es peculiar. Las culturas francesa y alemana forman um modo de ser: el estilo alsaciano, una mezcla de sotisficación y pragmatismo. Y al hablar de Cervezas, nos aparece A. K. Damm como el digno ejemplo de lo alsaciano en su esencia; la suavidad y el carácter. En A. K. Damm se pueden apreciar la malta pura y el lúpulo recién cortado. En cata, se distingue un inicio amargo y fresco y un final suave. 

Opinião: Que tal ter uma cerveja com o seu nome? Pois August Kuentzmann Damm, conseguiu (mas merecidamente). Cerveja espessa, aroma forte e é encorpada em nível ideal. Espumosa. Do tipo mais para amarga e suave no fim, não ardida (assim como promete o rótulo). Não creio que combine com alguns petiscos. Muitos comemoraram o formato da garrafa, eu particularmente lembrei de uma garrafa de óleo de peroba (hahaha). Tirando a gracinha de lado, o preço é até razoável. 

Nota Brejas & Cia: 4,4.
____________________