Ads

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Artigos - Cervejas Trapistas

Recentemente, um amigo perguntou o fato de ainda não ter escrito nenhuma cerveja trapista aqui no Brejas & Cia, visto que já havia experimentado algumas. Então expliquei algo sobre a complexidade dessa categoria e resolvi dividir informações com os amigos leitores.


Introdução

As cervejas trapistas são taxadas como as melhores do mundo. Não é um fato comprovado, pois cada um tem seu gosto, mas de uma maneira geral, ela recebe essa característica por ser mais do que um estilo diferente.


Estilo, Tradição e História
 
Fonte
São cervejas degustadas assim como vinho na França e o uísque na Escócia, por sua importância e também pelo alto teor alcoólico que a compõem.

De origem, os monges produziram as primeiras cervejas mais encorpadas com o objetivo de poder suportar os longos jejuns impostos.

São produzidas em monastérios, junto com outros itens como pão e queijo. Nem todas as cervejas produzidas são vendidas para público aberto, outras restringidas por placa de carro. Isso mesmo. A Westvleteren produz somente o necessário para manter o seu monastério. Fonte


Iniciantes podem refugar

Mesmo com tanto requinte, história e rótulo, iniciantes podem não gostar desse estilo. Trata-se de um tipo de cerveja mais encorpada e complexa, requer mais atenção para desfrutar de todas as características e uma passagem por outras cervejas para respeitá-la.

Um degustador iniciante que não tenha experimentado alguma Dubbel, por exemplo, recomendo que faça esse roteiro e de algumas outras indicadas no site. Não tenha pressa para chegar na trapista, deixe que a curiosidade aumente com o tempo.


Cervejas Trapistas no Brasil

Hoje em dia não é difícil poder comprar uma cerveja trapista. Mercados já vendem em suas prateleiras principalmente a La Trappe, que na verdade é de origem holandesa e as trapistas que brilham nos olhos dos degustadores são as encontradas na Bélgica.

Assim, é possível encontrar a Chimay, Westmalle, Achel, Orval, Rocherfort, entre outras.

Por fim, respondendo meu amigo, sim. Quem nos acompanha no facebook sabe que, nas próximas semanas vamos avaliar e descrever algumas trapistas! Então aguardem.


[+] Cervejas Trapistas - http://www.trappistbeer.net/trappist_portalEN.htm

[+] Rocherfort - http://belgianbeerspecialist.blogspot.com.br/2011/01/rochefort-trappist-brewery-church.html
[+] Roteiro Trapista - http://www.agentelaranja.net/2012/11/roteiro-trapista-5-6-e-7-7_26.html

0 comentários:

Postar um comentário